quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tonificante para o rosto

No dia 16 de maio de 2011 eu postei a primeira matéria sobre os cuidados com o rosto com dicas de limpeza – a importância do uso de um bom sabonete específico para o rosto. Link: http://narcisabeleusa.blogspot.com/2011/05/de-cara-lavada.html

Até conversar com a esteticísta Linda J. Fiscina, eu achava que a segunda etapa envolvia a tonificação da pele, que, conforme lia na internet,  complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Sempre escutei e acreditei que a função do tônico, era fazer a limpeza profunda que o sabonete não pode tirar, ou seja, limpar os poros.
Entretanto, para minha surpresa a esteticísta me informou que a maioria dos tônicos faciais, seja aqueles que prometem balancear, purificar, clarear, ou atuar como adstrigentes, possuem álcool, o que leva ao ressecamento da pele.. Muitas vezes também contém ingredientes irritantes, como menta para dar aquela sensação refrescante na pele (mas que pode custar caro).
Linda J. Fiscina me garantiu que um bom cleanser é suficiente para limpeza do rosto. Entretanto, sei que existem narcisas que ainda assim gostam de usar o tonificante. Minha dica é buscar produtos que não contenham álcool na formulação e que possuam ingredientes adequados ao seu tipo de pele. Segundo Linda, água de rosas no lugar do tonificante é uma opção interessante,  já que contém minerais que em geral não estão nos hidratantes. Tônicos com ácido salicilico para quem tem tendência a acne também é bem interessante.
Eu resolvi abolir o tonificantes e poupar um pouquinho de tempo e dinheiro. Cabe a você fazer sua escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário