segunda-feira, 23 de maio de 2011

A polêmica do parabeno

O parabeno é um ingrediente usado como conservante em  muitos cosméticos. As empresas usam parabeno para estender a data de expiração dos produtos como também para prevenir  a formação de bactérias e fungos nos cosméticos.
Um estudo feito pela Dr. Philippa Darbre e publicado no “the Jornal of Applied toxicology” no ano de 2004 encontrou parabeno em câncer de mama. Entretanto, o FDA (orgão americano correspondente a ANVISA) forneceu parecer oficial declarando que o estudo não demostrou que parabeno pode causar câncer. Declarou ainda que não havia motivo para os consumidores se preocuparem  com produtos que possuem parabeno.
Não existe um consenso relacionado à segurança do parabeno em cosméticos, porém já existem muitas marcas que estão retirando parabeno de seus produtos de beleza. Marcas como Korres, Burt’s Bees, Tarte, Ren e Josie Maran são famosas nos EUA por estarem focadas em produtos saudáveis e, como consequência, nenhuma delas inclui parabeno na maioria de seus produtos..
Uma notícia do dia 8 de maio de 2011 publicada no “Los Angeles Time” alerta para o caso de marcas postarem em seus produtos “Paraben free” e estarem usando um concervante mais nocivo ainda a nossa saúde, como por exemplo, os formadeídos.
Uma dica para as Narcisas é buscar produtos que tenham o selo“USDA organic”.  Esta certificação é fornecida pelo orgão governamental americano (USDA) e garante a qualidade do produto.
Josie Maran criou sua própria marca de maquiagem pois não encontrava uma maquiagem de qualidade com ingredientes seguros. Ela vêm de uma família com histórico de câncer e ingredientes saudáveis está no topo da lista de tudo que consome. Em uma entrevista fornecida ao “Los Angeles times” declarou que substitui o Parabeno por fenoxitanol ou ethylhexylglicerina na fabricação de seus cosméticos.  O grande sucesso de Josie Maran no momento são os produtos a base de óleo de Argânia.
Eu estou tentando repor meus cosméticos, conforme forem terminando, com estes produtos orgânicos e livres de parabeno. É melhor prevenir do que remediar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário